A água é o solvente mais versátil do planeta Terra, capaz de solubilizar muitos compostos solúveis. Esta é uma das propriedades incríveis da água, sem comparação com qualquer outra substância. Por conseguinte, a água é o elemento mais importante no mundo da detergência. A qualidade da água é, por si só, um importante fator que afeta a qualidade do processo de limpeza, independentemente da área de atuação e/ou do equipamento. O consumidor junto da entidade gestora da água da sua região pode ter acesso aos resultados da qualidade da água.
A água tem um papel central enquanto elemento fundamental na atuação dos detergentes que por sua vez impactam na performance de equipamentos. Negligenciar a variável “água” é o suficiente para o cliente vir a ter complicações quer seja ao nível do desempenho químico, manutenções corretivas evitáveis, levando naturalmente a todo um conjunto de custos associados.
A dureza da água é provocada pela presença de sais dissolvidos, essencialmente cálcio e magnésio. A dureza é consequência do contacto da água com o tipo de rocha, sendo considerada “água dura” quando existem valores significativos destes sais e “água macia” quando contém pequenas quantidades. O procedimento convencional para expressar a dureza de uma água consiste em definir a mesma apenas em cálcio ou seus compostos (CaO ou CaCO3), sendo os sais de magnésio expressos também como teor de cálcio. Assim, expressa-se a dureza da água em miligramas de carbonato de cálcio por litro (ppm de CaCO3). Considera-se que a dureza de uma água é devida apenas ao carbonato de cálcio. Uma dureza de 100 mg/L de CaCO3 significa que a água possui diversos sais dissolvidos que lhe conferem uma dureza equivalente à que teria 1 L de solução onde existem 100 mg de CaCO3.
As águas macias provêm de solos basálticos, areníticos e graníticos (apresentam, normalmente, baixas concentrações de iões Ca2+ e Mg2+ em solução). Por seu lado, as águas duras provêm de solos calcários e dolomíticos (elevadas concentrações de iões Ca2+ e Mg2+ em solução). Portanto, uma água proveniente de uma zona calcária é mais dura do que uma água proveniente de uma zona granítica. Em suma, a região do País determina o tipo de água com que lida diariamente.
É relevante não se negligenciar o fenómeno da dureza da água, privilegiando a aposta na utilização do detergente adequado ao processo de limpeza e condições do meio, bem como numa manutenção periódica e preventiva no caso de existência de equipamentos. Uma sensibilização mais detalhada ao nível da dureza da água permite uma adequada consciencialização para a necessidade de realização de um bom diagnóstico Comunicação Pedagógica junto do cliente, de modo que seja determinada a solução mais adequada à realidade da sua área de negócio no combate diário dos desafios associados. Consulte os nossos especialistas na área da detergência.