É boa prática geral aliar a limpeza à segurança e a segurança à limpeza. A sintonia entre estes dois conceitos só poderá ter como resultado único, o sucesso! Certamente se recorda que no passado as pessoas culpavam os alimentos pelas doenças que contraíam. Ora, embora os alimentos estragados estejam na origem dessas doenças, as evidências recentes apontam para as práticas no manuseio de alimentos como o principal vetor de doenças e sua disseminação. Dessas práticas, uma das principais preocupações é a contaminação cruzada. A contaminação cruzada no âmbito de Foodservice é um dos principais aspetos geradores de doenças transmitidas pelos alimentos. A contaminação cruzada é o mecanismo pelo qual os patógenos (qualquer organismo suscetível de produzir doença; vulgarmente designado por agente infecioso), frequentemente encontrados em alimentos não cozinhados (principalmente carnes e produtos do mar), entram em contato com as superfícies de preparação, produtos cozinhados e embalagens. A contaminação cruzada pode ocorrer quando:
As instalações da indústria de foodservice, como são exemplo as cozinhas dos restaurantes, costumam ser lugares de grande movimento e volume de trabalho, onde muitas preparações diferentes acontecem a todos os instantes e de forma dinâmica. O staff da cozinha pode contaminar inadvertidamente os alimentos durante a transição entre as etapas de preparação, ao procurarem economizar tempo para atender ao ritmo frenético dos pedidos dos clientes. É imprescindível que a equipa de preparação dos alimentos tenha o tempo necessário para garantir a limpeza entre as etapas, ajudando a proteger os clientes que vão consumir os alimentos preparados. A transferência de contaminantes entre os alimentos não só pode, como deve ser evitada com medidas elementares para garantir a segurança na hora do consumo. As dicas para evitar a contaminação cruzada incluem:
Portanto, a segurança ainda que alcançada com boas práticas de limpeza por si só não é tudo. O conceito de desinfeção é a variável que determinará em pleno o resultado do almejado sucesso. A atividade antimicrobiana de desinfetantes é, sem dúvida, de extrema importância dado o potencial de transmissão de diversos microrganismos através de superfícies contaminadas. Os nossos desinfetantes são formulações que combinam diferentes princípios ativos (álcool, hipoclorito de sódio, quaternários de amónio e peróxido de hidrogénio), apresentando um amplo espectro de ação fortemente eficaz contra bactérias, fungos e vírus. Opte pelo seguimento de uma disciplina sustentada em diretrizes de boas práticas de limpeza, complementadas com formação contínua e aconselhamento quanto às melhores soluções adequadas às diversas realidades da sua área de negócio. Associe a esse sistema os produtos e procedimentos prescritos pelos especialistas da Mistolin Profissional. Uma identidade que tem como missão trabalhar para facilitar o negócio de todos os profissionais, criando as melhores soluções integradas de higiene, eliminando o potencial de contaminação causador de doenças. Em suma, a segurança alimentar começa com a formação/capacitação do seu staff e implementação de etapas de controlo rigorosas junto com as soluções prescritas tendo por base o know-how dos especialistas na área da detergência.